Cuidar da Voz Não é só Para Quem Canta



Cuidar da Voz Não é só Para Quem Canta

Aguda, grave ou estridente. Não importa qual seja o seu tom de voz o importante é que, assim como um problema de saúde no seu corpo, cuidar da voz também é algo que deve ser levado a sério e isso não é coisa somente de quem usa a voz na música e quer aprender cantar afinado ou de quem trabalha falando o dia inteiro, como palestrantes e professores, por exemplo.


Cuidar da “saúde vocal” ou “higiene vocal”, como é conhecido na linguagem médica, é essencial para o aparelho fonador de qualquer pessoa e não somente pra quem tem carreira musical e por isso alguns cuidados precisam ser tomados para garantir que suas cordas vocais fiquem sempre saudáveis.

Se você sofre com problemas de rouquidão, saiba que esse tipo de problema tem solução e para se livrar desse mal, basta mudar alguns hábitos diários. A prática de exercícios vocais adequados e o consumo de alimentos específicos ajudam a superar o problema.

Como Saber o Momento de Cuidar da Voz

  
Se você passa a sentir sinais de rouquidão frequentemente, sentir dor, dificuldade na hora de falar ou até mesmo sentir a garganta coçando constantemente, isso pode ser sinais de que algo vai mal com a sua voz e procurar o auxílio de um médico especialista no assunto é o mais correto. A rouquidão será sempre um sintoma de que as coisas não andam bem e que é preciso cuidar da voz.

O grande erro da maioria das pessoas é deixar para procurar um profissional da área somente quando o problema já está em um estágio mais avançado. Às vezes as advertências nem são percebidas - afinal, parece ser uma simples gripe. É sempre importante está atento nos sinais que a voz nos dá.

Uma voz saudável deve ser clara e emitida sem fazer nem um tipo de esforço, tem que ser bem modulada e equilibrada, nem tão forte e nem extremamente fraca, grave ou aguda. Ela precisa fluir sem dificuldades e não chamar a atenção por ser diferente.

[CLICK AQUI  para saber como ter uma voz afinada para cantar]